O sistema SGIF-SUS foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde em uma parceria do Fundo Nacional de Saúde (FNS) com o Departamento de Informática do SUS (DATASUS) para atender a finalidade precípua do FNS, qual seja, contribuir para o fortalecimento da cidadania, mediante a melhoria contínua do financiamento das ações de saúde. O sistema mantém atualizadas as informações cadastrais dos prestadores de serviços do SUS por meio da importação dos dados constantes do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde). Com a atualização cadastral e a importação do faturamento/produção realizados pelos prestadores nos procedimentos ambulatoriais e hospitalares realiza-se no SGIF-SUS os descontos bancários, de pensionistas, judiciais, tributários e outros que darão ensejo à geração das listas de credores que serão enviadas diretamente às instituições. O SGIF-SUS é um instrumento de gestão direcionado aos gestores federal, estadual e municipal, que facilita o controle de todos os desembolsos referentes à parcela do orçamento que visa financiar as ações e serviços em saúde no tocante aos atendimentos ambulatoriais e hospitalares, viabilizando a emissão de diversos relatórios, geração da DIRF com o seu respectivo demonstrativo de imposto de renda. O SGIF-SUS foi utilizado pelo Fundo Nacional de Saúde de novembro de 2003 a fevereiro de 2005, quando este era responsável pelo pagamento de prestadores de serviços ao SUS.
Objetivos
Possibilitar o controle de pagamentos aos prestadores de serviços que realizaram procedimentos ambulatoriais e hospitalares em determinado período para os Estados e Municípios.
Características
Sistema Cliente-Servidor, em três camadas, desenvolvido em ambiente Delphi 5, com a utilização de Banco de Dados FireBird 2.0 .
Benefícios
Facilita a geração dos pagamentos e as retenções devidas aos prestadores de serviços do SUS por parte dos Gestores Estaduais e Municipais.
Ambiente operacional
Sistema Operacional: Windows 98 ou superior; Banco de Dados: FireBird 2.0.
Este sítio foi preparado para ser acessível aos utilizadores com necessidades especiais.